A força ancestral do maracatu ganha nova vida no sétimo single do projeto Elo Feat dos Sonhos, lançado nesta quinta-feira (1). A faixa “Trono” une duas potências da música brasileira: o jovem Mestre Anderson Miguel, representante do Maracatu Cambinda Brasileira e da Ciranda Raízes da Mata Norte, e o consagrado Lenine, um dos artistas mais inovadores da MPB.
A canção é uma composição original de Anderson Miguel, feita especialmente para a parceria com Lenine, e reverencia o maracatu de baque solto, manifestação cultural afro-indígena típica da zona da mata de Pernambuco. A iniciativa é parte de uma jornada musical que visa dar visibilidade à diversidade da música regional brasileira por meio de colaborações com grandes nomes da cena nacional.
“O projeto é maravilhoso por abranger toda a expressão cultural do país. No caso do maracatu de baque solto, há uma mistura com os povos originários, é antropofágico, ligado ao ciclo da cana. É uma manifestação específica e muito importante da zona da mata pernambucana”, comentou Lenine sobre a experiência.
O projeto Elo Feat dos Sonhos recebeu mais de mil inscrições de artistas de 25 estados e 300 cidades brasileiras. Apenas 10 foram selecionados para gravar feats com artistas renomados. Com apenas 29 anos, Anderson Miguel é um dos principais expoentes da nova geração do maracatu e da ciranda. Começou sua trajetória aos 8 anos e atualmente é mestre do Cambinda Brasileira, grupo centenário e símbolo vivo da cultura popular pernambucana.
“Dividir uma canção com Lenine é um sonho realizado. Desde os 18 anos eu atuo no mercado, mas essa parceria é um prestígio imenso para mim”, declarou Anderson.
“Trono” é mais do que uma música: é uma ponte entre passado e presente, tradição e inovação, reafirmando a potência do maracatu como símbolo de resistência e identidade cultural brasileira.
