LULA DEMITE CIDA GONÇALVES E NOMEIA MÁRCIA LOPES COMO NOVA MINISTRA DAS MULHERES

Por Redação 06/05/2025 12:12 • Atualizado Há 4 dias
Compartilhe

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta segunda-feira (5) a exoneração de Cida Gonçalves do cargo de ministra das Mulheres e nomeou a assistente social Márcia Lopes como sua substituta. Esta é a 12ª troca ministerial realizada pelo governo desde o início do atual mandato, em 1º de janeiro de 2023.

O anúncio foi feito por meio de uma nota oficial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, informando que a mudança será publicada em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta segunda-feira. A posse de Márcia Lopes também foi confirmada.

Márcia já ocupou cargos de relevância na administração federal: foi ministra do Desenvolvimento Social em 2010, no segundo mandato de Lula, além de ter atuado como secretária-executiva da pasta e secretária nacional de Assistência Social. No âmbito municipal, exerceu mandato como vereadora em Londrina (PR) entre 2001 e 2004, e também foi secretária de Assistência Social da cidade.

Com longa trajetória no Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual é filiada desde 1982, Márcia Lopes tem 67 anos e é irmã de Gilberto Carvalho, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência no governo Dilma Rousseff e ex-chefe de gabinete de Lula entre 2003 e 2010.

A substituição ocorre sem justificativas detalhadas por parte do governo, mas confirma o movimento contínuo de ajustes políticos e administrativos dentro da atual gestão federal.

Deixe um comentário

Mais do V1 News