HABEMUS PAPAM — AMERICANO ROBERT PREVOST É ELEITO O PAPA LEÃO XIV

Por Redação 08/05/2025 14:43 • Atualizado Há 2 dias
Compartilhe

A Igreja Católica tem um novo líder espiritual: o cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o 267º Sucessor de Pedro, adotando o nome de Leão XIV. O anúncio histórico foi feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, da Sacada Central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, diante de milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro.

A confirmação da eleição veio às 13h07 (horário de Brasília), quando a tradicional fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, simbolizando o consenso dos 133 cardeais presentes no Conclave.

Aos 69 anos, Leão XIV entra para a história como o primeiro papa norte-americano e o primeiro a escolher esse nome desde Leão XIII, que governou a Igreja entre 1878 e 1903. Missionário por quase uma década no Peru, onde foi bispo de Chiclayo e naturalizado cidadão peruano em 2015, Prevost destacou em entrevista recente ao Vatican News que ainda se vê como missionário: “Minha vocação é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja.”

Após aceitar a eleição, o novo Pontífice passou pela tradicional “Sala das Lágrimas”, onde vestiu as roupas papais e refletiu sobre a missão que assumiria. Em seguida, apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, saudando os fiéis e recebendo os aplausos da multidão.

O nome Leão XIV é uma clara alusão ao legado de Leão XIII, papa que se destacou por sua abertura ao diálogo com o mundo moderno e pelas encíclicas sociais que marcaram o início da Doutrina Social da Igreja. Espera-se que o novo pontificado tenha ênfase na evangelização, justiça social e fortalecimento da presença da Igreja nas periferias do mundo, temas que marcaram sua trajetória na América Latina.

Deixe um comentário

Mais do V1 News