ALEPE HOMENAGEIA CRIADORES DE MANGA-LARGA MARCHADOR DE MARCHA PICADA EM SESSÃO SOLENE

Por Redação 12/05/2025 15:45 • Atualizado Há 9 horas
Compartilhe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, na última quinta-feira (8), uma sessão solene em reconhecimento ao trabalho dos criadores de cavalos da raça manga-larga marchador de marcha picada. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Wanderson Florêncio (Solidariedade) e contou com a presença de empresários e representantes da equinocultura pernambucana.

Durante a cerimônia, o parlamentar destacou a importância de Pernambuco no desenvolvimento e consolidação da linhagem de marcha picada, considerada uma referência nacional. “A importância de nosso Estado é algo que vai além da tradição. É história, genética e base. Fomos responsáveis por consolidar a linhagem de marcha picada que hoje é referência em todo o Brasil”, afirmou Florêncio.

Entre os homenageados estavam o empresário Edval Júnior, conhecido como Júnior de Val, do Haras EGR, além do criador Marcos Siqueira e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra. Os três receberam placas comemorativas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área. Outros representantes do setor também foram agraciados com diplomas de mérito.

A solenidade teve como objetivo valorizar o papel dos criadores que, segundo o deputado, transformaram paixão em legado. “Celebramos aqueles que são os pilares desta tradição, homens e mulheres que transformaram amor em profissão, haras em legado e marcha em cultura”, completou.

Segundo a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), a raça surgiu há cerca de 200 anos em Minas Gerais, a partir do cruzamento entre cavalos da raça portuguesa Alter com animais nativos da região. Em 2014, o Congresso Nacional reconheceu oficialmente o manga-larga marchador como raça nacional.

📸 Foto: Divulgação/Alepe

Deixe um comentário

Mais do V1 News