O Paraguai foi apontado como o país com melhor custo de vida da América do Sul, segundo o mais recente levantamento da plataforma internacional Numbeo, que analisa indicadores como preços, qualidade de vida e poder de compra em centenas de países.
O destaque paraguaio é atribuído a uma combinação de fatores estruturais. Entre eles, os baixos custos em moradia, transporte, alimentação e serviços, além de uma estabilidade política rara na região. Essa estabilidade é sustentada há mais de 70 anos pela hegemonia do Partido Colorado, legenda de direita que comanda o país quase de forma ininterrupta.
A continuidade no poder permitiu políticas econômicas previsíveis e uma carga tributária reduzida, o que favorece o ambiente de negócios. O país também se destaca por um perfil populacional voltado para o trabalho e o empreendedorismo, com forte presença de pequenos comércios e empresas familiares.
Atualmente governado por Santiago Peña, também do Partido Colorado, o Paraguai pretende dar novos passos rumo ao crescimento econômico. A principal meta do governo é ousada: zerar o desemprego até 2028.
