O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (23), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante, disponível no site do Inep.
De acordo com o edital, o Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil. Em caráter excepcional, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará, o exame ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), entre os dias 10 e 21 de novembro.
O exame será composto por quatro provas objetivas e uma redação. No primeiro dia (9 de novembro), os candidatos responderão às questões de Linguagens (Português, língua estrangeira — inglês ou espanhol —, artes, educação física e tecnologias da informação), Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e realizarão a redação. A aplicação terá duração de 5 horas e 30 minutos.
No segundo dia (16 de novembro), serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza (química, física e biologia), com duração de 5 horas.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com início das provas às 13h30 (horário de Brasília). O encerramento está previsto para às 19h no primeiro dia e 18h30 no segundo.
Entre as novidades confirmadas pelo Ministério da Educação está a possibilidade de certificação do ensino médio para participantes maiores de 18 anos que não concluíram a educação básica. Para obter o certificado, o candidato precisa alcançar pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
Mais informações podem ser acessadas no site oficial do Inep.
Foto: Reprodução X
