HISTÓRICO: SENADORA PERNAMBUCANA TERESA LEITÃO É ESCOLHIDA PARA LIDERAR O GOVERNO LULA NO SENADO

Por Redação 25/06/2026 16:20 • Atualizado Há 23 horas
Compartilhe

Em uma movimentação histórica para a política nacional e regional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (25), a escolha da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado Federal. Com a nomeação, a parlamentar pernambucana quebra mais uma barreira de gênero e se torna a primeira mulher na história do país a ocupar este cargo, um dos postos mais estratégicos e sensíveis da articulação política do Palácio do Planalto dentro do Congresso Nacional.

A função delegada à senadora envolve a responsabilidade direta de coordenar o diálogo com os parlamentares da base aliada, além de capitanear as complexas negociações necessárias para a aprovação de matérias prioritárias do Poder Executivo na Casa Alta. De acordo com o comunicado feito pelo presidente Lula em suas plataformas digitais, Teresa Leitão terá como missões imediatas guiar a tramitação de propostas de forte impacto social e estrutural, como a PEC da Segurança Pública e o projeto que prevê a revisão ou fim da jornada de trabalho na escala 6×1.

Ao aceitar o convite, Teresa Leitão manifestou gratidão e declarou que pautará sua nova conduta institucional pelos pilares que consolidaram sua trajetória pública: “lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”. O novo posto amplia o currículo de pioneirismo da parlamentar que, no pleito de 2022, já havia se sagrado a primeira mulher eleita para o Senado representando o estado de Pernambuco. Professora e líder sindical ligada à pauta da educação, Teresa construiu base sólida no estado, exercendo quatro mandatos consecutivos como deputada estadual antes de migrar para Brasília.

A pernambucana assume a vaga deixada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), que formalizou sua saída do cargo na última quarta-feira (24). Wagner esteve à frente da bancada governista desde o início do terceiro mandato do governo Lula, mas se afastou da função de articulador principal após desgastes recentes de repercussão política associados a investigações do caso Banco Master. Com a escolha, o Palácio do Planalto opta por descentralizar o comando para a bancada do Nordeste setentrional, mantendo a função sob a guarda de uma das siglas históricas de sustentação do governo.

Senadora Teresa Leitão (PT) – JEFFERSON RUDY/ AGENCIA SENADO

Deixe um comentário

Mais do V1 News